Blog da Raquel

Compartilhando ideias e conhecimento

8 de dezembro de 2017

Amor x Desejo

Uma história de amor moderna


 “Você conhece alguém por uma forte alquimia de atração. É uma reação doce e é sempre uma surpresa. Você fica se achando com possibilidades, esperançoso, sentindo-se acima das coisas banais e entrando num mundo de emoção e paixão. O amor o agarra e você se sente poderoso. Anima-se com o barato e não quer que acabe. Mas também tem medo. Quanto mais você se apega, mais tem a perder. Então parte para tornar o amor mais seguro. Procura prendê-lo, torná-lo confiável. Você assume seus primeiros compromissos e alegremente abre mão de um pouco de sua liberdade em troca de um pouco de estabilidade. Cria conforto através de artifícios – hábitos, rituais – que dão tranqüilidade. Mas a emoção estava ligada a uma certa dose de insegurança. A sua excitação decorria da incerteza, e agora, ao procurar dominá-la, você acaba fazendo a vivacidade se esvair da relação. Nasce o tédio conjugal”.

Esther Perel

Acredito que a história acima é bem familiar para a grande maioria. E é importante pensar sobre os paradoxos que existem em relação ao amor.

O amor é intrinsecamente vulnerável e o curioso é que existe uma forte tendência nos relacionamentos de longo prazo a valorizar mais o previsível. Aí, o desejo entra em conflito com o hábito e a repetição.

Desejamos criar intimidade em nossas relações, preencher a lacuna que existe ente o “eu” e o “outro”. Ironicamente, é nessa mesma lacuna que está o espaço necessário para surgir o desejo.

Quando a intimidade se transforma em fusão, não é a falta, mas sim o excesso de proximidade que impede o desejo. Nossa necessidade de união coexiste com a nossa necessidade de distanciamento. Esse é o paradoxo essencial da intimidade e do sexo.

Muitas vezes queremos estar sempre juntinhos, em tudo! Não é mesmo?

Mas veja, a qualidade do seu relacionamento depende muito do movimento de entrega e autonomia que você faz dentro dele. É essencial que, estando em um relacionamento, você consiga reservar um tempo para si, para os seus amigos, para a sua academia, para a sua atividade preferida, enfim, um momento só seu! E que o outro também possa fazer o mesmo.

O amor busca a proximidade, mas o desejo precisa de distância.

Não deixe de lado o que te faz bem e que, consequentemente, vai refletir de forma positiva no outro. Não abra mão de tudo quando estiver em um relacionamento. Mantenha amizades de qualidade, atividades que favoreçam a sua saúde, aquele momento que você precisa estar só para organizar os pensamentos, entre tantos outros...

Pense nisso!

Com carinho,

Raquel

 

Postado por Raquel Theiss
Compartilhe nas redes sociais